Blender 3D - Aula 6 = "Arremessador senoidal de Pinball"
1) Conceitos a serem abordados:
OBS.: Esta aula tem o objetivo de reforçar os mesmos conceitos da aula anterior.
Os conceitos 1 e 2 são necessários tanto para objetivos de #impressão3D quanto de #animação3D, quanto #simulaçãoDeColisões:
Os conceitos 1 e 2 são necessários tanto para objetivos de #impressão3D quanto de #animação3D, quanto #simulaçãoDeColisões:
- Conceito_1: As 3 tranformações básicas: (G,R,S; X,Y,Z);
- Conceito_2: O Botão do meio do mouse: ZOOM, ORBIT e PAN = navegação pelo espaço tridimensional;
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Os demais conceitos a rigor são do domínio apenas da #simulaçãoDeColisões e da #animação3D. Não estão diretamente relacionados à #impressão3D, porém são necessários para a realização das atividades propostas nas primeiras aulas,
que têm por objetivo reforçar os 3 comandos básicos de navegação e transformação.
que têm por objetivo reforçar os 3 comandos básicos de navegação e transformação.
- Conceito_3: Duas formas de habilitar simulação de física: ativo e passivo;
- Conceito_4: Playback;
- Conceito_5: Render image, render animation, luz e câmera;
2) Comandos mais utilizados:
Os mesmos comandos da Aula 1 (atividade da Gangorra)
- #sin(frame)
- #2+2*sin(2*frame)
- 0.1+0.1*sin(0.1*frame)
3) Atividades e desafios:
Esta aula é composta de 2 atividades:
- 1) "Boliche" - atividade central onde são exercitados os principais comandos e conceitos (navegação e transformações);
- 2) "Luz, câmera, Render!" (video da boliche) - exportar um vídeo com a animação criada;
3.1) Atividade 1 - "Lançador Senoidal"
1) "Lançador Senoidal":
CONSULTAR CONTEÚDO DA AULA ANTERIOR "Corridinha de Suzannes"
- montagem da cena
- aplicar PHISICS adequado (ACTIVE, PASSIVE ou PASSIVE com ANIMATED)
- aplicar senoidal no cubo lançador
- DICA: primeiro veja onde o objeto está caindo, depois posicione o alvo no lugar onde já vai dar certo ;D
OBS.: Todas as secções abaixo (com excessão de "Download") são idênticas à aula anterior (Gangorra).
3.2) Atividade 3 - "Luz, Câmera e Render!"
Criar um vídeo da cena "Boliche" desenvolvida
(consultar conteúdo aula 1)
OBS.: ideia legal do Luan para metralhadora: o dispenser é um torus esticado pra virar um tubo, e existe um plano animado indo e vindo para liberar as bolinhas!! (add video)
4) Setup inicial sugerido:
(consultar conteúdo da aula 1)
5) Dúvidas frequentes dos alunos:
semelhante a aula 1, consultar
6) Erros mais comuns:
semelhante a aula 1, consultar
7) Desafios propostos ao aluno:
- METRALHADORA DE LANCADOR SENOIDAL! com uma rampa deixando cair mtas bolas!
8) Desafios propostos ao professor:
- Revisar as sessões da aula anterior (gangorra)
- Realizar as atividades de aula e efetuar videos render.
- Reconhecer a sessão USER PREFERENCES: emulate numpad, zoom to mouse position, rotate around selection.
- Reconhecer a criação de num novo arquivo, salvar arquivo .blend, salvar uma imagem e um arquivo de vídeo de render.
- Pensar em um story telling relativo a construção de uma catapulta
- duplicate objetos.
9) Storytelling sugerido:
-
10) Download:
Segue .blend do exercício do Arremessador senoidal de pinball.
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