Blender 3D - Aula 4 = "AeroPong"
1) Conceitos a serem abordados:
- Conceito_1: Parent!
- Conceito_2: Navegação pela timeline
2) Comandos mais utilizados:
Os mesmos comandos da Aula 1 (atividade da Gangorra)
- setas pra cima/ para baixo permitem navegar pelos keyframes da timeline;
3) Atividades e desafios:
Esta aula é composta de 2 atividades:
- 1) pong aéreo
- 2) PARENT! asinhas na bola!
- 3) "Luz, câmera, Render!" (video do Aeropong) - exportar um vídeo com a animação criada;
3.1) Atividade 1 - "Aeropong"
1) "Aeropong"
- criar uma cena de simulação de colisões de Aeropong (2 raquetes e 1 bola)
- Aplicar a simulação PHYSICS pertinente: bola ACTIVE, e raquetes com ANIMATION = TRUE (Vide aula 3 - "Pong Rasteiro (Low Pong)")
- Experimentar alterações para causar o máximo de destruição.
No vídeo abaixo, exemplos registrados em aula do resultado esperado.
OBS.: Todas as secções abaixo (com excessão de "Download") são idênticas à aula anterior (Gangorra).
3.2) Atividade 2 - PARENT asinhas!
- Para parentear: selecionar objetos com o botão direito do mouse,
- segurar SHIFT e selecionar mais objetos com o botão direito do mouse.
- por último, selecionar o objeto pai (neste caso, a bola com ACTIVE)
- apertar CTRL+P >> opção "keep transform"
- nenum dos outros objetos precisa de colisão PHYSICS - apenas a bola mesmo!
3.3) Atividade 3 - "Luz, Câmera e Render!"
Criar um vídeo da cena "Boliche" desenvolvida
(consultar conteúdo aula 1)
4) Setup inicial sugerido:
(consultar conteúdo da aula 1)
5) Dúvidas frequentes dos alunos:
semelhante a aula 1, consultar
6) Erros mais comuns:
- no teste com os JOVENS CIENTISTAS, tivemos um problema de GIMBAL LOCK: a raquete estava fazendo uma rotação maluca, msm sendo que os keyframes descreviam uma pequena rotação no eixo X, SOLUCAO: o Z estava intrometidamente acumulando 180º SOLUÇAO: voltamos ao instante zero e inserimos 180º ao eixo Z e marcamos este keyframe inicial.
7) Desafios propostos ao aluno:
- experimentar a cena para causar o máximo de destruiçao possível.
8) Desafios propostos ao professor:
- Revisar as sessões da aula anterior (gangorra)
- Realizar as atividades de aula e efetuar videos render.
- Reconhecer a sessão USER PREFERENCES: emulate numpad, zoom to mouse position, rotate around selection.
- Reconhecer a criação de num novo arquivo, salvar arquivo .blend, salvar uma imagem e um arquivo de vídeo de render.
- Pensar em um story telling relativo a construção de uma catapulta
- duplicate objetos.
9) Storytelling sugerido:
-
10) Download:
Segue .blend do exercício do AeroPong:
Seguem .blends do exercício do AeroPong com criaturas parenteadas:
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