quarta-feira, 21 de março de 2018

backup Atlassian Cloud aula 4 = aeropong

Blender 3D - Aula 4 = "AeroPong"

1) Conceitos a serem abordados:


  • Conceito_1: Parent! 
  • Conceito_2: Navegação pela timeline

2) Comandos mais utilizados:


Os mesmos comandos da Aula 1 (atividade da Gangorra)
  • setas pra cima/ para baixo permitem navegar pelos keyframes da timeline;

3) Atividades e desafios:


Esta aula é composta de 2 atividades:
  • 1) pong aéreo
  • 2) PARENT! asinhas na bola!
  • 3) "Luz, câmera, Render!" (video do Aeropong) - exportar um vídeo com a animação criada;

3.1) Atividade 1 - "Aeropong"

1) "Aeropong" 
  • criar uma cena de simulação de colisões de Aeropong (2 raquetes e 1 bola)
  • Aplicar a simulação PHYSICS pertinente: bola ACTIVE, e raquetes com ANIMATION = TRUE (Vide aula 3 - "Pong Rasteiro (Low Pong)")
  • Experimentar alterações para causar o máximo de destruição.
    No vídeo abaixo, exemplos registrados em aula do resultado esperado.
 FileEdit file
 FileEdit file FileEdit file FileEdit file

OBS.: Todas as secções abaixo (com excessão de "Download") são idênticas à aula anterior (Gangorra).

3.2) Atividade 2 - PARENT asinhas!

  • Para parentear: selecionar objetos com o botão direito do mouse,
  • segurar SHIFT e selecionar mais objetos com o botão direito do mouse.
  • por último, selecionar o objeto pai (neste caso, a bola com ACTIVE)
  • apertar CTRL+P >> opção "keep transform"
  • nenum dos outros objetos precisa de colisão PHYSICS - apenas a bola mesmo!

3.3) Atividade 3 - "Luz, Câmera e Render!"


Criar um vídeo da cena "Boliche" desenvolvida
(consultar conteúdo aula 1)

4) Setup inicial sugerido:


(consultar conteúdo da aula 1)

5) Dúvidas frequentes dos alunos:


semelhante a aula 1, consultar

6) Erros mais comuns:


  • no teste com os JOVENS CIENTISTAS, tivemos um problema de GIMBAL LOCK: a raquete estava fazendo uma rotação maluca, msm sendo que os keyframes descreviam uma pequena rotação no eixo X, SOLUCAO: o Z estava intrometidamente acumulando 180º SOLUÇAO: voltamos ao instante zero e inserimos 180º ao eixo Z e marcamos este keyframe inicial.

7) Desafios propostos ao aluno:


  • experimentar a cena para causar o máximo de destruiçao possível.

8) Desafios propostos ao professor:


  • Revisar as sessões da aula anterior (gangorra)
  • Realizar as atividades de aula e efetuar videos render.
  • Reconhecer a sessão USER PREFERENCES: emulate numpad, zoom to mouse position, rotate around selection.
  • Reconhecer a criação de num novo arquivo, salvar arquivo .blend, salvar uma imagem e um arquivo de vídeo de render.
  • Pensar em um story telling relativo a construção de uma catapulta
  • duplicate objetos.

9) Storytelling sugerido:


-

10) Download:


Segue .blend do exercício do AeroPong:
Seguem .blends do exercício do AeroPong com criaturas parenteadas:


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