Blender 3D - Aula 2 = "Boliche"
1) Conceitos a serem abordados:
OBS.: Esta aula tem o objetivo de reforçar os mesmos conceitos da aula anterior.
Os conceitos 1 e 2 são necessários tanto para objetivos de #impressão3D quanto de #animação3D, quanto #simulaçãoDeColisões:
Os conceitos 1 e 2 são necessários tanto para objetivos de #impressão3D quanto de #animação3D, quanto #simulaçãoDeColisões:
- Conceito_1: As 3 tranformações básicas: (G,R,S; X,Y,Z);
- Conceito_2: O Botão do meio do mouse: ZOOM, ORBIT e PAN = navegação pelo espaço tridimensional;
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Os demais conceitos a rigor são do domínio apenas da #simulaçãoDeColisões e da #animação3D. Não estão diretamente relacionados à #impressão3D, porém são necessários para a realização das atividades propostas nas primeiras aulas,
que têm por objetivo reforçar os 3 comandos básicos de navegação e transformação.
que têm por objetivo reforçar os 3 comandos básicos de navegação e transformação.
- Conceito_3: Duas formas de habilitar simulação de física: ativo e passivo;
- Conceito_4: Playback;
- Conceito_5: Render image, render animation, luz e câmera;
2) Comandos mais utilizados:
Os mesmos comandos da Aula 1 (atividade da Gangorra)
3) Atividades e desafios:
Esta aula é composta de 2 atividades:
- 1) "Boliche" - atividade central onde são exercitados os principais comandos e conceitos (navegação e transformações);
- 2) "Luz, câmera, Render!" (video da boliche) - exportar um vídeo com a animação criada;
3.1) Atividade 1 - "Boliche"
1) "Boliche"
- criar uma cena de simulação de colisões, em que uma bola desce por uma rampa e derruba objetos alinhados ou emplilhados.
- Experimentar alterações para causar o máximo de destruição.
No vídeo abaixo, exemplos registrados em aula do resultado esperado.
OBS.: Todas as secções abaixo (com excessão de "Download") são idênticas à aula anterior (Gangorra).
3.2) Atividade 3 - "Luz, Câmera e Render!"
Criar um vídeo da cena "Boliche" desenvolvida
(consultar conteúdo aula 1)
4) Setup inicial sugerido:
(consultar conteúdo da aula 1)
5) Dúvidas frequentes dos alunos:
semelhante a aula 1, consultar
6) Erros mais comuns:
semelhante a aula 1, consultar
7) Desafios propostos ao aluno:
- experimentar a cena para causar o máximo de destruição possível.
- experimentar combinar a gangorra/catapulta da aula anterior, para derrubar os pinos com mais força. |
Apenas lançar a idéia, e caso necessário exibir um video: - OBS.: neste vídeo abaixo existe uma placa auxiliar na tábua da gangorra, ela deve ser "ANIMATED" (conteúdo da aula 3), e tb ser "PARENTEADA" à tabua (conteúdo da aula 5)
8) Desafios propostos ao professor:
- Revisar as sessões da aula anterior (gangorra)
- Realizar as atividades de aula e efetuar videos render.
- realizar os desafios da sessão "Desafios propostos ao aluno".
- Reconhecer a sessão USER PREFERENCES: emulate numpad, zoom to mouse position, rotate around selection.
- Reconhecer a criação de num novo arquivo, salvar arquivo .blend, salvar uma imagem e um arquivo de vídeo de render.
- Pensar em um storytelling relativo ao boliche.
- duplicação de objetos 4 formas de fazer:
- selecionar o objeto e pressionar SHIFT+D;
- a barra de espaço funciona como um "search". Selecionar objeto e buscar "duplicate".
- barra inferior da viewport: Object >> Duplicate objects
- menu lateral esquerdo >> Tools >> Edit >> Duplicate (mover o mouse e confirmar com ENTER)
- Após a aula, realizar um registro dos resultados dos alunos (arquivar os renders, ou filmar a tela do computador com o celular).
9) Storytelling Sugerido:
-
10) Download:
Segue .blend do exercício do Boliche.
Segue .blend do desafio extra proposto ao aluno: combinar a gangorra da aula 1 para aumentar a destruição do boliche:
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