quarta-feira, 21 de março de 2018

backup Atlasian Cloud AULA1 = Gangorra

Blender 3D - Aula 1 = "A gangorra"

1) Conceitos a serem abordados:


Os conceitos 1 e 2 são necessários tanto para objetivos de #impressão3D quanto de #animação3D, quanto #simulaçãoDeColisões:
  • Conceito_1: As 3 tranformações básicas: (G,R,S; X,Y,Z);
  • Conceito_2: O Botão do meio do mouse: ZOOM, ORBIT e PAN = navegação pelo espaço tridimensional;
______________________________________________________________________________________________________________________
Os demais conceitos a rigor são do domínio apenas da #simulaçãoDeColisões e da #animação3D. Não estão diretamente relacionados à #impressão3D, porém são necessários para a realização das atividades propostas nas primeiras aulas,
que têm por objetivo reforçar os 3 comandos básicos de navegação e transformação.
  • Conceito_3: Duas formas de habilitar simulação de física: ativo e passivo;
  • Conceito_4:  Playback;
  • Conceito_5: Render image, render animation, luz e câmera;


2) Comandos mais utilizados:


Resumo em vídeo dos comandos mais utilizados:
 multimediaEdit file



2.1) Comandos mais utilizados (modo navegação)

  • [rolar] botão do meio: ZOOM in/out;

  • [pressionar] botão do meio e [arrastar] o mouse = ORBIT
  • SHIFT+ [pressionar] botão do meio e [arrastar] o mouse: PAN 
OBS.: comando importante para centralizar na tela a região de interesse.


  • Clique primário (botão esquerdo do mouse)  = (poisicionar o cursor)
OBS.: O cursor indica o local exato onde surgirão os novos objetos criados.


  • Clique secundário (botão direito do mouse)  = (selecionar objetos)
OBS.: para selecionar mais de 1 objeto, manter SHIFT pressionado.
OBS.2: observe que apenas o último objeto selecionado fica contornado em amarelo, os demais ficam com contorno laranja.


  • Adicionar objetos (do tipo mesh) = aba CREATE na lateral esquerda:
OBS.: Os objetos criados surgirão com o seu ponto origem exatamente sob a posição do cursor.
OBS.2: Nas primeiras aulas apenas utilizaremos objetos do tipo MESH.


  • Adicionar comportamento physics = aba CREATE na lateral esquerda:)
a) ADD ACTIVE (colisão e gravidade = geralmente todos os objetos com exceção do chão)
b) ADD PASSIVE (apenas colisão, sem gravidade = útil para chão, paredes e objetos imóveis)




2.2) Comandos mais utilizados (modo transformação)

  • Pressione uma tecla  (G, R ou S) e solte = entra em modo transformação;
  • durante a transformação não será possível navegar;
  • a transformação precisa ser concluída (ENTER) ou cancelada (ESC);
OBS.: Observe (especialmente na transformação de POSIÇÃO) como o mouse não precisa estar exatemente sobre o objeto, nem sobre nenhum lugar específico - apenas dentro da janela tridimensional ("viewport").
OBS.: Observe (especialmente na ROTAÇÃO) como as transformações ocorrem em um "eixo normal" ao plano da tela do seu computador!  Use a NAVEGAÇÃO (especialmente ORBIT) para "olhar para sua cena" do ponto de vista adequado.
(dispensável quando vc faz a transformação "like a boss" - leia abaixo)


OBS.: Observe (especialmente na ROTAÇÃO e TAMANHO) como as transformações ocorrem em torno do PONTO ORIGEM dos objetos.






Para usar as 3 transformações "like a boss":
APÓS iniciar a transformação (teclas G, R ou S)
e ANTES de confirmar (ENTER) ou cancelar (ESC),
é possivel  restringir a transformação a um dos eixos tridimensionais, tocando uma tecla X, Y ou Z, ou até mesmo inserir um valor numérico exato,
por exemplo:
R, X, 90, ENTER = rotação de 90º no eixo X,
S, Z, 2, ENTER = dobrar de tamanho na direção Z.
S, 2, ENTER = dobrar de tamanho em todas as direções. 




  • CTRL+Z = desfazer
  • CTRL+SHIFT+Z = refazer
  • A = (des)/seleciona tudo/nada (apertar múltiplas vezes)

3) Atividades e desafios:


Esta aula é composta de 3 atividades:
  • 1) "Quedas" - uma atividade de reconhecimento do ambiente Blender;
  • 2) "Gangorra" - atividade central onde são exercitados os principais comandos e conceitos (navegação e transformações);
  • 3) "Luz, câmera, Render!" (video da gangorra) - exportar um vídeo com a animação criada;



3.1) Atividade 1 - "Quedas"

1) "QUEDAS" 
 multimediaEdit file
a) Iniciar um arquivo novo;
b) Adicionar objetos usando a aba "CREATE", adicionando fisica "active" (aba "PHYSICS")
c) Adicionar um plano abaixo da cena e aumentar seu tamanho para servir de chão, adicionando fisica "passive" (aba "PHYSICS");
d) Definir duração da animação (END) e apertar PLAY para calcular a simulação.










3.2) Atividade 2 - "Gangorra"

2)"GANGORRA"
 multimediaEdit file

a) iniciar um novo arquivo;
b) transformar o cubo em uma prancha usando 2 transformações de tamanho (S,Z,mouse perto, ENTER) e (S,X ou Y, mouse longe, ENTER)
c) adicionar um cilindro abaixo da prancha e transformar em um apoio
com uma transformação de tamanho (S, Z, mouse longe, ENTER) e uma rotação (R, X ou Y, contornar origem, ENTER)
d) adicionar 2 objetos quaisquer para caírem sobre as extremidades da gangorra
e) adicionar física ACTIVE a cada um dos objetos da cena (aba "PHYSICS") (obs é possível selecionar todos ao msm tempo)
f) adicionar física PASSIVE ao chão (aba "PHYSICS")
g) orbitar a cena para averiguar se estão caindo em posição desejada,
h) usar transformação de posição para posicionar cada objeto adequadamente
i) iniciar a simulação
j) repetir o passos "g)" e "h)" até que a cena esteja como desejado.





Complementar sobre #simulaçãoDeColisões - Change Shape para encestamento

Os professores e alunos podem ter idéias e criar suas próprias atividades com simulação de colisões.
Aqui uma observação para idéias de "encestar objetos" de um modo geral.
DICA: primeiro veja onde o objeto está caindo, depois posicione o alvo no lugar onde já vai dar certo ;D
 multimediaEdit file



3.3) Atividade 3 - "Luz, Câmera e Render!"


Para fins de animação e render manipularemos os objetos câmera (img. à esquerda) e luz (img. à direita);
OBS.: caso os objetos tenham sido deletados, é possível adicioná-los novamente no painel CREATE da aba lateral esquerda;



3) "VIDEO DA GANGORRA"
 multimediaEdit file

É possível colorir os objetos, no painel da direita, aba "Material".
 multimediaEdit file
OBS.:  O botãozinho ao lado esquerdo de "new", é um dropdown onde pode-se selecionar um material já criado.
a) Pressionar "0" (ou VIEW>>CAMERA) para analizar o enquadramento da câmera, "0" novamente para sair (ou apenas ORBITAR);
b) Selecionar o objeto câmera e utilizar as transformações de posição (G) e rotação (R) para encontrar o enquadramento adequado;
(dica: ORBITAR para olhar a cena de cima para posicionar câmera e luzes)
c) repetir os passos "a)" e "b)" até que o enquadramento esteja adequado;
d) Efetuar "Render Image" para avaliar a iluminação (img abaixo)
OBS.: ESC para retornar (sempre com o cursor do mouse sobre a região de interesse)
e) selecionar o objeto fonte de luz e experimentar posicioná-lo até que a iluminação esteja adequada;
OBS.: Via de regra a luz precisa estar entre a câmera e o objeto, e uma dica para isso é ORBITAR a cena para olhá-la de cima;
f) repetir os passos "d)" e "e)" até que a imagem renderizada esteja bem enquadrada e bem iluminada;
g) definir a duração da animação, e configurar o formato do vídeo (sugerido: AVI JPEG) e pressionar "RENDER ANIMATION"



Complementar sobre RENDER - A "luz de 3 pontos"

Uma dica para iluminar a cena sem a necessidade de muitas luzes e muitos testes é a "iluminação de 3 pontos", um setup conhecido em estúdios de fotografia.
 multimediaEdit file
















4) Setup inicial sugerido:


em File >> User preferences >> Interface:
Habilitar:
  • Zoom to mouse position
  • Rotate around selection
OBS.: lembrar de salvar em "Save user settings" (botão abaixo)

em File >> User preferences >> Input:
Habilitar:
  • Emulate numpad ()
OBS.: dispensável quando o computador possui teclado com NUMPAD (os números à lateral direita do teclado). "Emulate numpad" apenas redireciona os atalhos de navegação para a fileira de teclas numéricas acima das letras.
  • Orbit Style: TRACKBALL


OBS.:
em File >> user preferences >> System >> International fonts
é possivel mudar o idioma do blender para português, mas os atalhos podem mudar,
portanto recomenda-se que o professor esteja familiarizado de antemão caso queira usar em português



5) Dúvidas frequentes dos alunos:



  • Splash screen. (ao abrir o blender uma imagem fica na frente da viewport
    solução: clicar fora
  • "Porque temos um objeto que é uma cabeça de macaco?"
    resposta: Para fazer testes rápidos de render. Todo software 3D possui algum objeto complexo, além das formas geométricas básicas. Quando um profissional está desenvolvendo uma textura complexa como madeira por exemplo, ou uma situação de luz e sombra, ele vai querer um objeto mais complexo, cheio de reentrâncias e saliências para ter certeza que seu setup funcionará para um grande número de aplicações. Um simples cubo ou esfera podem dar a falsa impressão de que está tudo perfeito quando não está. 

6) Erros mais comuns:


A principal solução para todos os problemas é iniciar um arquivo novo (File >> New >> reload startup file ) e recomeçar a atividade!
O professor pode encorajar esta prática ao longo de todas as aulas. Mesmo os profissionais, em muitos casos podem preferir fazer ensaios antes de iniciar o projeto "pra valer".
Realmente, quando fazemos algo pela segunda vez, veremos que não foi tão trabalhoso assim como da primeira. E geralmente recomeçar algo do zero é mais rápido do que ficar consertando e ajustando muito.
Um único erro notável seria quando o aluno aperta CTRL+U sem querer: isso salva a cena atual como arquivo de inicialização.
Isso quer dizer que quando abrirmos um novo arquivo, ele não vai mais voltar para o bom e velho cubo inicial,
e sim para a cena bagunçada do jeito q estiver no momento.
solução File >> Load factory settings.
OBS.: será necessário reconfigurar o "Setup inicial sugerido" em user preferences
__________________________________________________________________________
DEMAIS ERROS RECORRENTES: 
  • Ficar segurando alguma tecla em vez de apenas dar um toque (OBS.: excessão: CTRL, SHIFT e ALT);
  • apertar X, Y ou Z antes de haver iniciado uma transformação com G, R ou S;
    solução: Z muda o shading para wireframe = apertar Z novamente,
    Y não tem problema
    X é o menu de deleção, cancelar com esc. Caso confirme a deleção sem querer, CTRL+Z reverterá.
  • Apertar alguma tecla numérica do teclado (exceto as do NUMPAD) sem que "Emulate numpad" esteja habilitado em "user preferences". Estas teclas estão originalmente direcionadas para troca de "layers".
    Geralmente o aluno vai dizer que "tudo desapareceu", já que ele provavelmente estava trabalhando na layer 1, mas agora está olhando para alguma outra layer vazia!
    solução: apertar 1; ou: clicar na layer 1 (geralmente a única a que tem uma bolinha - a qual indica presença de objetos naquela layer)

  • um problema semelhante pode se passar quando quando o aluno aperta a tecla "\". Isso cria um espaço vazio onde apenas os objetos selecionados estão presentes.
    solução: apertar novamente "\" ou VIEW >> View Global/Local
  • estar com o cursor do mouse fora da viewport;
    solução: os atalhos (inclusive o ESC) somente funcionam quando o cursor do mouse está na janela em questão! O blender é sensível à posição do mouse!
  • Quando o aluno aperta sem querer a tecla ">" (ou "."), ele muda o pivot da transformação para a posição do cursor.
    solução: apertar "<" (ou ",") fará o ponto origem do objeto voltar a ser o centro da transformação.
  • apertar T sem querer colapsa o menu lateral esquerdo: solução = apertar T novamente ou clicar no discreto "+" no canto quase superior esquerdo da viewport. 
  • adicionar objetos do tipo CÍRCULO em vez de esferas (UVsphere e ICOsphere);
  • caso um objeto esteja entrando no outro, explodirão durante a simulação phyisics;
  • caso a simulação esteja mto horrível, procure observar se:
    • ALT+S desfaz todas as transformações de escala (obs.: vale notar q tb vale para ALT+G e ALT+R)
  • subdividir a viewport;
    solução simples: File >> New >> reload startup file.
    Solução completa: a janela padrão do blender na vdd é composta de 5 sub janelas. Cada uma pode ser maximizada, estando o mouse sobre ela, com SHIFT+SPACE. Observe que todas possuem risquinhos em suas quinas superior direitainferior esquerda. Clicando em um destes risquinhos, e arrastando verticalmente ou horizontalmente pra dentro da janela, pode-se personalizar o workspace, subdividindo-o respectivamente verticalmente ou horizontalmente.
    solução: clicar no risquinho porém arrastar pra fora da janela, em direção à janela que quer-se que desapareça. Atentar que para que uma janela desapareça ela deve ser assim "engolida" por outra janela vizinha que dividam borda de mesmo tamanho. Em outras palavras, para reverter as subdivisões deve-se seguir o caminho contrário ao que foram criadas.
  • ao criar um arquivo novo, ou deletar um objeto, geralmente aparece um segundo menu de confirmação. Se o mouse é movimentado para fora do menu ele desaparece, e fica-se aguardando em vão que inicie-se um novo arquivo. Salvar tb exige confirmação no botão correto
  • QUANDO A SIMULAÇÃO DER PAU, refrescar o cache, como? SALVANDO o arquivo e abrindo ele de novo! ^^
MOVER PARA AULA EXTRUSAO
  • querer selecionar a câmera/luzes/outros objs estando-se no modo edição.
  • 1- shading do objeto parece mais escuro (solução ALT+S reseta a transformação)
    2-ponto origem está longe do objeto ( SET ORIGIN )
    • extrusão pra dentro (extrusão SEMPRE pra fora, mostrar como é óbvio q tá ficando feio)
  • extrusão deve ser cancelada com ESC seguido de CTRL+Z , principalmente na aula subsurf

7) Desafios propostos ao aluno:


  • fazer o objeto arremessado ser lançado para dentro de um objeto do tipo TORUS (vide sessão complementar da atividade 2 )
  • usar diferentes cores

8) Desafios propostos ao professor:


  • Realizar as atividades de aula e efetuar videos render.
  • realizar os desafios da sessão "Desafios propostos ao aluno".
  • Reconhecer a sessão USER PREFERENCES: emulate numpad, zoom to mouse position, rotate around selection.
  • Reconhecer a criação de num novo arquivo, salvar arquivo .blend, salvar uma imagem e um arquivo de vídeo de render.
  • Pensar em um storytelling relativo a construção de uma catapulta
  • duplicação de objetos 4 formas de fazer:
    • selecionar o objeto e pressionar SHIFT+D;
    • a barra de espaço funciona como um "search". Selecionar objeto e buscar "duplicate".
    • barra inferior da viewport: Object >> Duplicate objects
    • menu lateral esquerdo >> Tools >> Edit >> Duplicate (mover o mouse e confirmar com ENTER)
  • Após a aula, realizar um registro dos resultados dos alunos (arquivar os renders, ou filmar a tela do computador com o celular).

9) Storytelling sugerido:

Quando esta aula foi laboratoriada, um jogo muito popular entre os alunos era o "Clash Royale".
Pensamos em um storytelling relacionado ao jogo.
Dissemos que um colega ou professor ausente naquele dia era na verdade um príncipe, e que herdou de um tio distante, um terreno no Clash Royale, tornando-se rei.
Nossa missão nesta aula seria desenvolver uma arma para o jogo Clash Royale, baseada na lógica da gangorra para catapultar objetos. 

10) Download:


Segue .blend do exercício da gangorra. 

2 Comments

User icon

Esta AULA 1 é comum a todas as frentes, e acumula o conteúdo básico para a realização da maioria das atividades.
Por isso a aula 1 tem a documentação relativamente mais carregada.
As atividades com o Blender estão divididas em 3 pastas:
  1. Impressão 3D
  2. simulação de colisões
  3. animação 3D

User icon

Esta aula foi programada para duração de 50 minutos nominais,
e é composta de 3 desafios.
Caso as condições e o nível dos alunos não sejam ideais, sugere-se realizar um desafio por aula, portanto ao longo de até 3 aulas de 50 minutos.
Recomenda-se 1 ou 2 alunos por computador.
É indispensável para cada computador um mouse com roleta no botão do meio.
Mesmo computadores com pouca performance conseguem realizar as atividades 
Sempre que possível, o professor pode:
  • Estimular que os alunos ajudem-no tirando as dúvidas uns dos outros;
  • Projetar ou exibir os GIFs e vídeos aqui presentes, e induzir a análise dos mesmos por meio de perguntas.
  • Também obtivemos bons resultados preparando em cada computador uma pasta chamada "dicas" com estes GIFs, e orientando os alunos a procurar nela a resposta para as dúvidas básicas.
  • Recomendar que o aluno recomece a partir de um arquivo novo toda vez que fugir do controle.
"BLENDER IN DOJO" (video)
Um recurso quando o professor tiver dificuldades em atender a sala (muita dispersão ou grande número de alunos) é o formato "Dojo", ou "Blender in Dojo":
  • Dispor todas as cadeiras como uma platéia em torno desta tela;
  • todos os alunos revezar-se-ão em torno de um único computador, e colaborarão na realização da mesma tarefa;
  • cada aluno sentar-se-á diante deste computador durante 3 minutos, dando, em seguida, lugar ao próximo vindo da platéia;
  • os demais devem sentar-se na plateia ajudá-lo a pensar, dar dicas, torcer, e prestar atenção, já que em seguida estarão eles mesmos ocupando aquela cadeira.
  • sugere-se que o timer fique visível, e o professor pode estimular uma contagem regressiva nos últimos 10 segundos antes do revezamento;
  • quando a platéia não souber ajudar o professor pode assumir o computador para exibir um GIF, ou demonstrar um conceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário